segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Biodiversidade





Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX.
Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Democracia na selva Possibilidade de conciliar exploração e preservação da floresta aproxima governo e empresários, mas enfrenta resistências



O diálogo entre grupos antes distantes floresce no interior do Pará. No final da tarde do dia 10 de maio, em uma das salas da prefeitura de Itaituba, sudoeste do Pará, sete integrantes do alto escalão do Serviço Florestal Brasileiro, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, se reuniram com oito empresários do setor madeireiro para conciliar seus interesses em torno de uma nova forma de exploração econômica da Amazônia – a concessão florestal, por meio da qual o governo federal seleciona empresas que possam explorar áreas previamente definidas de florestas públicas por um período de 40 anos de modo a causar o menor impacto ambiental possível, diferentemente da atual abordagem de eliminação total da vegetação nativa. A cordialidade imperou ao longo da conversa, mas as palavras soavam cautelosas e os olhares expressavam a desconfiança recíproca.Ouvir os interessados ou quem possa ser atingido pelas decisões faz parte dessa nova abordagem de uso das terras públicas. Com base na Lei de Gestão de Florestas Públicas, aprovada em 2006, o Serviço Florestal selecionou em 2008 três empresas para explorar 96 mil hectares da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, por meio do primeiro edital de licitação para concessão de florestas públicas. A equipe do Serviço Florestal trabalha agora na análise das propostas apresentadas no segundo edital, para exploração de 140 mil hectares da Floresta Nacional de Saracá-Taquera, no Pará, e na versão final do terceiro edital, para concessão de 210 mil hectares, o equivalente a 1,4 vez a área do município de São Paulo, da Floresta Nacional de Amana, nos municípios de Itaituba e Jacareacanga, no Pará. "Dizem que é pouco, mas é só o começo”, disse Antonio Carlos Hummel, diretor-geral do Serviço Florestal. Essa forma de exploração, chamada de manejo florestal sustentável, poderia ser adotada em 20 milhões dos 239 milhões de hectares de florestas públicas – a área total de florestas no Brasil, 524 milhões de hectares, equivale a 61% do território nacional. Em julho a exploração de madeira deve começar nas áreas do primeiro edital, as empresas selecionadas do segundo edital devem ser anunciadas, o terceiro edital, em Itaituba e Jacareacanga, lançado e o calendário de reuniões para o edital seguinte, também no Pará, apresentado publicamente.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Protecção das Florestas

 

 

Comissão Municipal Especializada de Fogos Florestais

Órgão destinado a apoiar o Presidente da Câmara nas acções de prevenção, detecção e combate de incêndios florestais
Tem a seguinte constituição:
  • Presidente da Câmara
  • Corporações de Bombeiros
  • Direcção Geral das Florestas
  • Parque Natural Sintra Cascais
  • Forças Armadas e Forças de Segurança
  • Serviços Municipais
  • Representante das "Águas de Cascais"

Área Florestal

O concelho de Cascais, possui uma extensa área florestal com interesse para a conservação da natureza, pela sua elevada riqueza de habitats naturais. Facto que importa preservar nomeadamente contra a ocorrência de incêndios florestais e outros tipos de agressão.

Fogos Florestais

Em Caso de Incêndio:
  • Logo que detecte um incêndio, procure alertar com a máxima urgência os bombeiros, contribuindo para a sua intervenção rápida e eficaz.
  • Sem pôr a sua vida em perigo, ao aperceber-se do inicio de um incêndio, procure extingui-lo ou limitá-lo. Colaborando na extinção até à chegada dos bombeiros.
  • Ninguém conhece a área onde vive como você, Disponibilize-se para ajudar os bombeiros a encontrarem o melhor caminho até ao incêndio.
  • Ao abandonar o local, certifique-se que não deixa garrafas ou pedaços de vidro espalhados pelo chão.
QUEIMADAS
  • Se necessita de fazer queimadas, peça autorização ao Governo Civil e contacte os bombeiros ou os Serviços Florestais.
  • Durante a realização duma queimada, permaneça em vigilância no local, tenha disponível uma pá, enxada ou outra ferramenta que lhe permita limitar a propagação do fogo à área que pretende queimar.
  • Tenha o máximo cuidado ao manusear gasolina, petróleo ou outros líquidos combustíveis que ao inflamar, pode originar um forte inicio de incêndio.
  • Antes de realizar uma fogueira, proceda à limpeza do local, afastando as folhas ou outro combustível circundante.
  • Após o incêndio extinto, os bombeiros podem ter que acorrer a outros incêndios. Colabore no rescaldo e vigilância da área ardida, quando solicitado.
  • Tenha o máximo de cuidado no apoio à extinção de um incêndio, em especial se houver vento, é fácil dar-se um reacendimento.
  • Um incêndio florestal pode propagar-se às habitações e provocar graves prejuízos, mantenha uma faixa de 50m limpa em redor da casa e lojas situadas no meio das matas.

Cuidados a ter para evitar um incêndio florestal:
  • Evite fumar na floresta ou em locais densamente arborizados
  • Não lance pontas de cigarro para fora da viatura, quando circular de automóvel
  • No interior de uma floresta ao acabar de fumar, certifique-se que o cigarro está bem apagado, Faça uma pequena cova, em terreno limpo e enterre a ponta de cigarro
  • Mantenha fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos e evite a utilização de lume no interior das matas.
  • Não faça fogueiras em dias de vento intenso

EM CASO DE INCÊNDIO
CONTACTE OS
BOMBEIROS
TELEFONE PARA O

117

Floresta Tropical

A floresta tropical ocorre em três regiões na Terra: na americana, na africana e na indo-malaia.
No caso da americana cobre a Mata Atlântica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do Prata. A floresta indo-malaia é a menos contínua devido à agressão milenar que vem sofrendo; compreende a da costa da Indochina, a costa norte da Austrália, as Filipinas, Nova Guiné e Bornéo, entre outras.
Das três, a menor área de floresta tropical é a africana, que compreende a Libéria, o golfo da Guiné, e principalmente a região da bacia do rio Congo.

Foto tirada na Região de Olho dÁgua município de Pontal do Paraná, Planície Litorânea Paraná
Somando-se todas estas áreas temos aproximadamente 17 milhões de km² de florestas tropicais, isto significa que 20% das terras do planeta ainda estão com razoável cobertura vegetal, apesar das tentativas dos seres humanos em destruí-las.
Este bioma é composto por grande quantidade de espécies vegetais e animais, apesar do solo ser muito pobre; esta pobreza se deve ao fato de haver uma camada de areia facilitando a infiltração rápida da água, mas ocorre a decomposição da matéria orgânica (folhas, fezes e restos de seres vivos) propiciada pela sombra, calor e umidade, formando-se uma camada de cerca de 50 centímetros de húmus. A temperatura média anual é sempre em torno de 20 °C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm, sua localização média é na faixa entre os trópicos, daí a denominação de floresta tropical.
Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecosistema.

Mata Atlântica
Na floresta amazônica, em dez mil metros quadrados encontramos cerca de 100 espécies de árvores além de epífitas e cipós. A altura média das árvores gira em torno de 55 metros, a quantidade de espécies de insetos e animais ainda é desconhecida.
Em caso de desmatamento, a perda é imensa, pois a biodiversidade é tão localizada e variável que, ao fazer uma queimada, podem ser destruídas espécies que jamais foram conhecidas ou catalogadas. A floresta atlântica é uma floresta tropical plena associada aos ecossistemas costeiros de mangues nas enseadas, fozes de grandes rios, baías e lagunas de influência.

Características

Flora: São fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem árvores de grande e médio porte como bromélias, begônias, orquídeas, cipós , briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa.
Clima: A temperatura média anual é sempre em torno de 20 °C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm
Ocupação Humana: O uso de plantas para se produzir remédios, matérias-primas para a produção de vestimentas, corantes, essências de perfumes; insumos para a indústria alimentícia ou ainda o corte de árvores feitos de maneira incorreta, trazem prejuizos para esse bioma
Impactos Ambientais: Causam a extinção de algumas especies da fauna e da flora, reduzem a região de ocupação desse bioma e também são favoráveis ao clima.

Floresta




Florestas formam um biócoro com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados, as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial:
Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.
As florestas plantadas são aquelas implantadas com objetivos específicos, e tanto podem ser formadas por espécies nativas como exóticas. Este é o tipo de florestas preferido para o uso em processos que se beneficiem da uniformidade da madeira produzida, como a produção de celulose ou chapas de fibra, também chamadas de placas de fibra, por exemplo. Assim como as culturas agrícolas, o cultivo de florestas passa pelo plantio, ou implantação; um período de crescimento onde são necessários tratos culturais (ou silviculturais) e um período de colheita.
A mais conhecida floresta é a floresta pluvial Amazônica, maior que alguns países. Erroneamente considerada o Pulmão do Mundo, não é, pois foi comprovado cientificamente que a floresta Amazônica consome cerca de 65% do oxigênio que produz (com a fotossíntese) com a respiração e transpiração das plantas. Atualmente aceita-se o conceito de "ar condicionado" do mundo, devido a intensa evaporação de água da bacia. A corrente de ar e a intensa atividade biológica contribuem para manter a temperatura média do planeta e retardar o efeito estufa.
Existem também as florestas tropicais sazonais. São aquelas que perdem suas folhas nas estações de Inverno e Outono, adquirindo uma cor amarelada, avermelhada ou alaranjada.

Maiores florestas
A uma pequena floresta também se dá o nome de mata.